Brasil vai sediar a COP30 em 2025 

COP28 encerrou nesta quarta-feira em Dubai

13/12/2023 às 12:26 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Brasil vai sediar a 30ª  Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em 2025, a ser realizada em Belém. A aprovação foi durante a COP28 que encerrou nesta quarta-feira (13) em Dubai, Emirados Árabes Unidos. A COP29 será realizada no Azerbaijão.

O principal resultado das negociações da COP de Dubai foi a conclusão do primeiro balanço global sob o Acordo de Paris, que avaliou o estado da arte da resposta global à mudança do clima. 

Refletindo proposta brasileira, a COP28 lançou o ¨Mapa do Caminho para a Missão 1.5¨, voltado ao reforço da cooperação internacional e ao estímulo da ambição dos países em seus próximos compromissos a serem apresentados em 2025, quando o País sediará a COP30, em Belém do Pará. Sob a liderança das presidências de Emirados Árabes Unidos (COP28), Azerbaijão (COP29) e Brasil (COP30), a Missão 1.5 será implementada de Dubai a Belém, para o alcance do objetivo de temperatura do 1,5ºC, de forma alinhada com o desenvolvimento sustentável e esforços de erradicação da pobreza.

Os resultados positivos da COP28 reforçam o comprometimento global com o multilateralismo, a cooperação internacional e a justiça climática, em momento crítico para a luta contra a mudança do clima.

Ao reconhecer o senso de gravidade e urgência alertado pela ciência, o balanço global apontou avanços na luta climática desde a adoção do Acordo de Paris, identificando, porém, lacunas significativas de implementação de compromissos climáticos, principalmente por parte de países desenvolvidos, em termos de esforços passados de cortes de emissões e de obrigações financeiras junto a países em desenvolvimento.

Em decisão histórica, a COP de Dubai tratou, pela primeira vez de forma explícita, do tema de combustíveis fósseis, estabelecendo objetivos globais para a transformação de sistemas energéticos rumo à neutralidade climática até 2050 e ao alcance do objetivo do Acordo de Paris de limitar o aumento de temperatura a 1,5ºC em relação a níveis pré-industriais. Foram também aprovados o Fundo de Perdas e Danos e o Objetivo Global de Adaptação, para tratar dos impactos da mudança do clima.

Com informações do Ministério de Relações Exteriores
Foto: Kiara Worth/UNDCCC


Últimas Notícias